Interfet Chega a Timor

    .

foto1º.jpg (25230 bytes)      Chegaram com os primeiros raios de sol. Os primeiros militares australianos foram transportados, numa operação que começou Domingo e se prolongou pela madrugada de Segunda-feira, ( 20 de Setembro 1999 ) em helicópteros Black Hawk

    No entanto, o grosso dos militares seguiu em seis aviões do tipo "Hércules", em 37 voos entre a Austrália e o aeroporto de Comoro, em Díli.

    Deu-se ínicio à operação "Sândalo", com que a Interfet cumpre em Timor-Leste a missão de imposição da paz decidida pelos 15 membros do Conselho de Segurança, uma semena antes.

    A força multinacional da ONU, que têm como objectivo pôr fim à violência e permitir que os timorenses possam continuar o processo de transição para independência que votaram no dia 30 de Agosto.

    Horas antes da operação ser desencadeada, o comandante da força multinacional avistou-se com o seu homólogo indonésio em Díli, donde veio convencido de que a cooperação indonésia ia ser de "1ª classe".

    O major-general indonésio, Kiki Syahnakri disse que o exército dará por terminada a passagem do controlo do território a meio da presente semana.

    "Alguns dias depois dessa passagem, a tarefa do exército indonésio estará terminada", disse ele, depois de se reunir com o chefe da força multinacional, o major-general australiano Peter Cosgrove, em Díli.

ftchegad.jpg (22328 bytes)