COMUNICADO FINAL

Reuniu-se a Conferência Nacional Extraordinária da FRETILIN de 14 a 20 de Agosto de 1998, na cidade de Sydney, Austrália, Estanislau da Silva, membro do Conselho Central cessante, deu as boas vindas.
Pela primeira vez esteve presente uma Delegação do Comité Central da FRETILIN, vindo do interior de Timor-Leste.
Coube ao Chefe da Delegação, Mau Hodu Ran Kadalak, declarar aberta a Conferência e transmitir a mensagem de saudação do Comité Central da FRETILIN.
Na mesma ocasião o Chefe cessante da Delegação Externa da FRETILIN (DEF), José Luís Guterres, usou da palavra tendo feito uma breve retrospectiva sobre as actividades da DEF nos últimos quatro anos.
Seguiu-se o Secretário das Relações Externas da FRETILIN, Mari Alkatiri, o qual efectuou uma resenha da actividade diplomática Maubere e apresentou as perspectivas de futuro.
De entre os convidados presentes, Ramos-Horta, Vice-Presidente do CNRT e Prémio Nobel da Paz, Paul Lynch, Membro do Parlamento estatal em representação do Premier do Estado de NSW, Laurie Ferguson, Coordenador dos Parlamentares por Timor Leste, o Embaixador portugues, Zózimo da Silva o Presidente da UDT, Joao Carrascalão, Representantes de Christians in Solidarity with East Timor do Mary McKillop Institute e o Representante do PRD Nico Warrow, saudaram esta iniciativa da FRETILIN..
Aprovada a ordem de trabalhos, no primeiro dia (dia 15) foi discutida uma proposta de Manual e Programas Políticos.
Nesse mesmo dia foram escutadas mensagens de saudaçãoe orientação do Vice-Comandante das FALINTIL, Taur Matan Ruak, do Comandante da Região 3, Falu Rate Lai e do secretário da Comissão Directiva da FRETILIN, Lu-Olo.
No dia 16 foi submetida uma proposta de Estatutos a qual foi discutida ao longo do dia.
Consagrou-se o dia 17 ao debate sobre a Unidade Nacional e as vias para a solução do conflito em Timor-Leste, em sessão aberta a Timorenses de todas as sensibilidades..
A Conferência, ouviu na altura, Ramos-Horta e João Carrascalão, para além de Representantes de outras correntes de opinião.
Na sessão da tarde foi apresentado um historial da Organização da Mulher Timorense (OMT) por uma das suas responsáveis que integra a delegação proveniente de Timor-Leste.
No final deste debate, os Delegados e Participantes na Conferência Nacional Extraordinária da FRETILIN, aprovaram, por unanimidade e aclamação, uma moção sobre a Unidade Nacional.
No dia 18, numa sessão especialmente presidida por Mau Hodu Ran Kadalak, membro do Comité Central, Mari Alkatiri foi confirmado, por aclamação, nas funções de 1 Vice-Coordenador do Conselho Presidencial, funções para as quais tinha sido proposto pelo Comité Central da FRETILIN. Aquele orgão desempenha as funções da Presidência da FRETILIN.
Segui-se a eleição de mais dois Membros do Comité Central, tendo sido eleitos Estanislau da Silva e Alfredo Borges Ferreira, que integrarão a Comissão Executiva para Assuntos Internacionais, composta por 5 Membros do Comité Central, em funções no exterior.
No dia 19 aprovaram-se, por unanimidade, os Estatutos e o Manual e Programas Politicos da FRETILIN.
De seguida, procedeu-se à audição de uma mensagem enviada pelo Comandante Xanana Gusmão, Presidente do Conselho Nacional de Resistência Timorense - CNRT- para o dia das FALINTIL, que em 20 do corrente comemoram 23 anos de existência.
Ouvida a mensagem intervieram, entre outros, o 1 Vice-Coordenador Geral da Conselho Presidencial, Mari Alkatiri, e o Secretário Político Permanente do C.C da FRETILIN, Mau Hodu, que, mais uma vez, ressaltaram a necessidade imperiosa da Unidade Nacional para se poder atingir o objectivo último - autoderterminação e Independência de Timor-Leste.
Foi aprovada uma resolução que cria uma comissão técnica de estudos para o desenvolvimento.
Foi aprovada uma resolução que adopta o Projecto de Constituição de Timor-Leste como documento de estudo..
Foi decidida a constitução de uma comissão para a elaboração de um programa para a celebração do 25 Aniversário da fundação da FRETILIN.
Foi adoptada uma declaração de solidariedade para com todos os Povos
Foi ainda adoptada uma resolução exigindo a libertação dos presos políticos e a inclusão de Xanana Gusmão no processo de negociação de uma solução para o conflito em Timor-Leste.
Durante a Conferência foram lidas várias mensagens de saudação e apoio à Luta do Povo Maubere.
No dia 20, foram aclamados os Estatutos e o Manual e Programas Politicos da FRETILIN. De acordo com a agenda de trabalhos, foi encerrada a Conferência Nacional Extraordinária, com uma Sessão Pública na presença de inúmeros convidados.
Foram particularmente relevantes as intervenções de João Carrascalão, Mau Hodu, Mari Alkitiri, Mau Hunu, 2 Vice-Coordenador do Conselho Presidencial da FRETILIN e Lu-Olo. Encerrou-se a sessão com a mensagem dirigida pelo Presidente do C.N.R.T., Xanana Gusmão.
Sydney, 20 de Agosto de 1998