CURSO DE LIDERANÇA
No âmbito do Protocolo de Cooperação entre a Universidade do Minho e a Academia Militar foram desenvolvidas as seguintas actividades, nos diferentes anos:
1998 | 1999 | 2000 | 2001 | Album |
4ª Edição - 2001
Objectivos
Desenvolvimento das capacidades de
liderança
Estadia
CMEFD - Centro Militar de Educação
Física e Desporto
Conteúdos
Liderança e Comportamento Organizacional
Decisão, Risco e Teoria do Jogo
Relações Internacionais e Estratégia
Seminário de Comando e Liderança
Adaptação ao Meio Envolvente
Orientação
Técnicas de Transpopsição de Obstáculos
Exercicios de Liderança Diurnos e Nocturnos
Challenger, Desporto e Visitas Turísticas
DISCIPLINA |
CONTEÚDOS
|
LIDERANÇA E |
NATUREZA E IMPORTÂNCIA
DA LIDERANÇA: |
Diferença entre Liderança
e Gestão. |
|
O estudo da Liderança
e a sua importância para as organizações. |
|
A Liderança - um dos
temas fundamentais do Comportamento Organizacional. |
|
TEORIAS E ESTUDOS SOBRE
LIDERANÇA: |
|
Teoria dos Traços, Comportamentais
e Contingenciais. |
|
O "Great Man"
e o "one best way" - contributos, importância e vulnerabilidades
destes conceitos. |
|
O modelo de Fiedler
e a escala "Least Preferred Coworker" (LPC). |
|
Os mais recentes estudos
e abordagens sobre Liderança. |
|
Os modelos Transaccional,
Transformacional e Atribucional. |
|
Lideranças carismáticas,
visionárias e estratégicas. |
|
ESTILOS DE LIDERANÇA: |
|
Determinantes e factores
influenciadores. |
|
Culturas e sua importância
para os estilos de liderança. |
|
PERSONALIDADE, PERCEPÇÃO
E ATITUDES: |
|
Factores genéticos,
sociais, culturais e situacionais da Personalidade. |
|
Inteligência e aptidão. |
|
Aprendizagem e desenvolvimento
de competências pessoais e profissionais. |
|
O processo de percepção. |
|
Atenção e selecção. |
|
Estímulos organizacionais
e reconhecimento. |
|
Interpretação e inferência. |
|
Constructo, dimensões,
funções, formação e relacionamento organizacional da Atitude. |
|
TOMADA DA DECISÃO: |
|
Definição, modelos,
factores influenciadores e investigação na tomada da decisão. |
|
Ética e tomada da decisão. |
|
Resolução criativa de
problemas. |
|
COMUNICAÇÃO: |
|
Factores influenciadores,
formas e princípios da comunicação nas organizações. |
|
Redes de comunicação
e gestão da informação. |
|
Gestão de conflitos
e Mediação. |
|
PODER, POLÍTICAS E LIDERANÇA: |
|
Bases de Poder interpessoais,
organizacionais, pessoais e contextuais. |
|
Tácticas e concepções
do uso do Poder. |
|
Coligações. |
|
MOTIVAÇÃO: |
|
O processo básico. |
|
Necessidades e Satisfação. |
|
Estudos de Maslow e
Herzberg. |
|
Importância e desenvolvimento
da Motivação. |
|
Competências e responsabilidades
do Líder. |
|
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO: |
|
A entrevista de avaliação. |
|
Definição de objectivos,
acompanhamento e reavaliação. |
|
Influência na carreira. |
|
Recompensas e punições. |
|
ESTRUTURA DA FUNÇÃO
("JOB DESIGN"): |
|
Elementos fundamentais. |
|
Simplificação, rotação,
alargamento, enriquecimento e ergonomia. |
|
Padrões de flexibilidade
e Círculos de Qualidade. |
|
O impacto da tecnologia. |
|
DINÂMICA E TRABALHO
DE GRUPO: |
|
Definição de Grupo e
tipos de grupos. |
|
Formação e desenvolvimento
dos grupos. |
|
Liderança, estruturas,
normas e papeis. |
|
Eficácia e tomada da
decisão em grupo. |
|
Trabalho de equipa. |
|
CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL: |
|
Desafios da globalização
e mudança. |
|
Forças impulsionadoras
e resistências à mudança. |
|
Perspectivas. |
|
GESTÃO DO "STRESS": |
|
Indutores, factores
influenciadores e suas consequências. |
|
Prevenção e gestão do
"Stress". |
|
Responsabilidades do
líder. |
|
DECISÃO E ANÁLISE DO
RISCO: |
|
Decisão em contexto
de incerteza. |
|
Decisão em situação
de risco. |
|
Conceito de utilidade. |
|
Valor da Informação
perfeita. |
|
Decisões sequenciais
e probabilidades subjectivas. |
|
ANÁLISE BAYESIANA: |
|
O contributo da análise
bayesiana como informação adicional: a informação "à posteriori". |
|
TÉCNICA DE SMART: |
|
A tomada de decisão
fazendo uso da técnica de SMART: a escolha entre alternativas. |
|
TEORIA DO JOGO: |
|
Teoria do jogo na estratégia. |
|
PROGRAMAÇÃO INTEIRA
BINÁRIA: |
|
A programação inteira
binária na selecção e/ou exclusão de projectos/tarefas/actividades. |
|
RELAÇÕES |
TEORIA DAS RELAÇÕES
INTERNACIONAIS: |
Apresentação. |
|
Os Actores do Sistema
Político Internacional. |
|
Conceitos de Sistema
Político Internacional, Comunidade e Sociedade Internacional, Poder
e Força, Segurança e Defesa. |
|
O ESTADO COMO ACTOR
DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: |
|
Evolução histórica. |
|
Atributos, objectivos
últimos, reconhecimento e personalidade jurídica. |
|
A crise do Estado soberano. |
|
O Estado-Nação "Portugal"
no mundo. |
|
AS ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS: |
|
Conceito, evolução histórica,
características e classificação. |
|
As organizações Internacionais
de Segurança e Defesa Colectiva. |
|
Portugal e as Organizações
Internacionais. |
|
AS PESSOAS COLECTIVAS
NÃO ESTADUAIS E AS PESSOAS SINGULARES: |
|
As Organizações Transnacionais. |
|
As Organizações Não
Governamentais. |
|
As outras Pessoas Colectivas
não Estaduais. |
|
As pessoas singulares. |
|
CLASSIFICAÇÃO DAS RELAÇÕES
INTERNACIONAIS: |
|
EVOLUÇÃO DO CONCEITO
DE ESTRATÉGIA: |
|
Dos Gregos à actualidade. |
|
Enquadrantes e divisões. |
|
Indicadores estratégicos. |
|
DA ESTRATÉGIA MILITAR
À ESTRATÉGIA EMPRESARIAL. |
|
AS TRÊS COMPONENTES
DA REFLEXÃO ESTRATÉGICA: |
|
Análise estratégica. |
|
Formulação da Estratégia. |
|
Organização e implementação
da Estratégia. |
|
A DIRECÇÃO DA ESTRATÉGIA: |
|
A teoria e a situação
nacional. |
|
Enquadramento legislativo. |
|
A ESTRATÉGIA E A TEORIA
DOS JOGOS. |
|
ADAPTAÇÃO AO |
Apresentação dos cuidados
a ter durante exercícios de campo. |
Orientação de uma Carta
Militar, escala 1/25 000. |
|
Determinação de coordenadas
topográficas. |
|
Utilização da bússola
"Silva". |
|
Identificação de pontos
do terreno e na Carta. |
|
Execução de um Percurso
topográfico. |
|
TÉCNICAS DE |
Execução da atadura
de segurança e cadeira de rappel. |
Execução de rappel,
slide, cordas ventral e paralelas. |
|
Escalada de uma parede. |
|
TREINO FÍSICO |
Treino físico geral
e desportos. |
EXERCÍCIOS DE APRESENTAÇÃO |
Exercícios de apresentação. |
EXERCÍCIOS DE |
Exercício de projecto
e planeamento Nº 1. |
Ficha Técnica Nº 1:
Desenvolvimento em ASSERTIVIDADE. |
|
Exercício de projecto
e planeamento nº 2. |
|
Ficha Técnica Nº 2:
Desenvolvimento em AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO. |
|
Exercício de projecto
e planeamento Nº 3. |
|
Ficha Técnica Nº 3:
Desenvolvimento em QUALIDADE DA COMUNICAÇÃO. |
|
PROVAS DE
SITUAÇÃO |
Prova de Situação Nº
1: "PISTA". |
Ficha Técnica Nº 4:
Humor no desempenho. |
|
Ficha Técnica Nº 5:
A natureza do poder. |
|
Prova de Situação nº
2: "MISSÍL". |
|
Ficha Técnica Nº 6:Transmissão
de ordens. |
|
Ficha Técnica Nº 7:
A comunicação de ordens. |
|
Ficha Técnica Nº 8:
A disciplina. |
|
Prova de Situação Nº
3: "NEUTRALIZAR". |
|
Prova de Situação Nº
4: "JANGADA". |
|
PROVA DE |
3 exercícios de campo
do tipo orientação com estratégia e regularidade. |
À |
CERIMÓNIA
DE ABERTURA INSTALAÇÃO AVALIAÇÃO/VALIDAÇÃO CERIMÓNIA DE ENCERRAMENTO |
Objectivos
O
"Curso de Liderança", para Alunos da Universidade do Minho (UM),
resulta de um protocolo de cooperação entre a Academia Militar e a referida
Universidade. |
Estadia
CIOE - Centro de Instrução de
Operações Especiais (Lamego)
![]() |
A 3ª edição realizou-se no CIOE em Lamego. |
Conteúdos
Liderança e Comportamento
Organizacional
Decisão, Risco e Teoria do Jogo
Relações Internacionais Estratégia
Adaptação ao Meio Ambiente
Orientação
Técnicas de Transposição de
Obstáculos
Exercícios de Liderança Diurnos e
Nocturnos
Challenger
Desporto e Visitas Turísticas
DISCIPLINA |
CONTEÚDOS
|
LIDERANÇA E
|
|
NATUREZA
E IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA: |
|
Diferença
entre Liderança e Gestão. |
|
O
estudo da Liderança e a sua importância para as organizações. |
|
A
Liderança - um dos temas fundamentais do Comportamento Organizacional. |
|
TEORIAS
E ESTUDOS SOBRE LIDERANÇA: |
|
Teoria
dos Traços, Comportamentais e Contingenciais. |
|
O
"Great Man" e o "one best way" - contributos, importância
e vulnerabilidades destes conceitos. |
|
O
modelo de Fiedler e a escala "Least Preferred Coworker" (LPC). |
|
Os
mais recentes estudos e abordagens sobre Liderança. |
|
Os
modelos Transaccional, Transformacional e Atribucional. |
|
Lideranças
carismáticas, visionárias e estratégicas. |
|
ESTILOS
DE LIDERANÇA: |
|
Determinantes
e factores influenciadores. |
|
Culturas
e sua importância para os estilos de liderança. |
|
PERSONALIDADE,
PERCEPÇÃO E ATITUDES: |
|
Factores
genéticos, sociais, culturais e situacionais da Personalidade. |
|
Inteligência
e aptidão. |
|
Aprendizagem
e desenvolvimento de competências pessoais e profissionais. |
|
O
processo de percepção. |
|
Atenção
e selecção. |
|
Estímulos
organizacionais e reconhecimento. |
|
Interpretação
e inferência. |
|
Constructo,
dimensões, funções, formação e relacionamento organizacional da Atitude. |
|
TOMADA
DA DECISÃO: |
|
Definição,
modelos, factores influenciadores e investigação na tomada da decisão. |
|
Ética
e tomada da decisão. |
|
Resolução
criativa de problemas. |
|
COMUNICAÇÃO: |
|
Factores
influenciadores, formas e princípios da comunicação nas organizações. |
|
Redes
de comunicação e gestão da informação. |
|
Gestão
de conflitos e Mediação. |
|
PODER,
POLÍTICAS E LIDERANÇA: |
|
Bases
de poder interpessoais, organizacionais, pessoais e contextuais. |
|
Tácticas
e concepções do uso do Poder. |
|
Coligações. |
|
MOTIVAÇÃO: |
|
O
processo básico. |
|
Necessidades
e Satisfação. |
|
Estudos
de Maslow e Herzberg. |
|
Importância
e desenvolvimento da Motivação. |
|
Competências
e responsabilidades do Líder. |
|
AVALIAÇÃO
DO DESEMPENHO: |
|
A
entrevista de avaliação. |
|
Definição
de objectivos, acompanhamento e reavaliação. |
|
Influência
na carreira. |
|
Recompensas
e punições. |
|
ESTRUTURA
DA FUNÇÃO ("JOB DESIGN"): |
|
Elementos
fundamentais. |
|
Simplificação,
rotação, alargamento, enriquecimento e ergonomia. |
|
Padrões
de flexibilidade e Círculos de Qualidade. |
|
O
impacto da tecnologia. |
|
DINÂMICA
E TRABALHO DE GRUPO: |
|
Definição
de Grupo e tipos de grupos. |
|
Formação
e desenvolvimento dos grupos. |
|
Liderança,
estruturas, normas e papéis. |
|
Eficácia
e tomada da decisão em grupo. |
|
Trabalho
de equipa. |
|
CULTURA
E CLIMA ORGANIZACIONAL: |
|
Desafios
da globalização e mudança. |
|
Forças
impulsionadoras e resistências à mudança. |
|
Perspectivas. |
|
GESTÃO
DO "STRESS": |
|
Indutores,
factores influenciadores e suas consequências. |
|
Prevenção
e gestão do "Stress". |
|
Responsabilidades
do líder. |
|
INVESTIGAÇÃO |
DECISÃO
E ANÁLISE DO RISCO: |
Decisão
em contexto de incerteza. |
|
Decisão
em situação de risco. |
|
Conceito
de utilidade. |
|
Valor
da Informação perfeita. |
|
Decisões
sequenciais e probabilidades subjectivas. |
|
ANÁLISE
BAYESIANA: |
|
O
contributo da análise bayesiana como informação adicional: a informação
"à posteriori". |
|
TÉCNICA
DE SMART: |
|
A
tomada de decisão fazendo uso da técnica de SMART: a escolha entre alternativas. |
|
TEORIA
DO JOGO: |
|
Teoria
do jogo na estratégia. |
|
PROGRAMAÇÃO
INTEIRA BINÁRIA: |
|
A
programação inteira binária na selecção e/ou exclusão de projectos/tarefas/actividades. |
|
RELAÇÕES |
TEORIA
DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: |
Apresentação. |
|
Os
Actores do Sistema Político Internacional. |
|
Conceitos
de Sistema Político Internacional, Comunidade e Sociedade Internacional,
Poder e Força, Segurança e Defesa. |
|
O
ESTADO COMO ACTOR DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: |
|
Evolução
histórica. |
|
Atributos,
objectivos últimos, reconhecimento e personalidade jurídica. |
|
A
crise do Estado soberano. |
|
O
Estado-Nação "Portugal" no mundo. |
|
AS
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS: |
|
Conceito,
evolução histórica, características e classificação. |
|
As
organizações Internacionais de Segurança e Defesa Colectiva. |
|
Portugal
e as Organizações Internacionais. |
|
AS
PESSOAS COLECTIVAS NÃO ESTADUAIS E AS PESSOAS SINGULARES: |
|
As
Organizações Transnacionais. |
|
As
Organizações Não Governamentais. |
|
As
outras Pessoas Colectivas não Estaduais. |
|
As
pessoas singulares. |
|
CLASSIFICAÇÃO
DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: |
|
Relações
Internacionais Pacíficas: de reciprocidade; de cooperação e coordenação;
de integração. |
|
Relações
Internacionais Conflituosas: natureza e tipos de conflito. |
|
Formas
de resolução de conflitos internacionais. |
|
Análise
e discussão de um caso de negociação. |
|
A
NOVA ORDEM INTERNACIONAL. |
|
EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE ESTRATÉGIA |
|
Dos
Gregos à actualidade. |
|
Enquadrantes
e divisões. |
|
Indicadores
estratégicos. |
|
DA
ESTRATÉGIA MILITAR À ESTRATÉGIA EMPRESARIAL. |
|
AS
TRÊS COMPONENTES DA REFLEXÃO ESTRATÉGICA: |
|
Análise
estratégica. |
|
Formulação
da Estratégia. |
|
Organização
e implementação da Estratégia. |
|
A
DIRECÇÃO DA ESTRATÉGIA: |
|
A
teoria e a situação nacional. |
|
Enquadramento
legislativo. |
|
A
ESTRATÉGIA E A TEORIA DOS JOGOS. |
|
ADAPTAÇÃO
AO |
Apresentação
dos cuidados a ter durante exercícios de campo. |
Orientação
de uma Carta Militar, escala 1/25 000. |
|
Determinação
de coordenadas topográficas. |
|
Utilização
da bússola "Silva". |
|
Identificação
de pontos no terreno e na Carta. |
|
Execução
de um Percurso topográfico. |
|
TÉCNICAS
DE |
Execução
da atadura de segurança e cadeira de rappel. |
Execução
de rappel, slide, cordas ventral e paralelas. |
|
Escalada
de uma parede. |
|
TREINO
FÍSICO |
Treino
físico geral e desportos. |
EXERCÍCIOS
DE APRESENTAÇÃO |
Exercícios
de apresentação. |
EXERCÍCIOS
DE |
Exercício
de projecto e planeamento Nº 1. |
Ficha
Técnica Nº 1: Desenvolvimento em ASSERTIVIDADE. |
|
Exercício
de projecto e planeamento nº 2. |
|
Ficha
Técnica Nº 2: Desenvolvimento em AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO. |
|
Exercício
de projecto e planeamento Nº 3. |
|
Ficha
Técnica Nº 3: Desenvolvimento em QUALIDADE DA COMUNICAÇÃO. |
|
PROVAS
DE |
Prova
de Situação Nº 1: "PISTA". |
Ficha
Técnica Nº 4: Humor no desempenho. |
|
Ficha
Técnica Nº 5: A natureza do poder. |
|
Prova
de Situação nº 2: "NEUTRALIZAR". |
|
Ficha
Técnica Nº 6:Transmissão de ordens. |
|
Ficha
Técnica Nº 7: A comunicação de ordens. |
|
Ficha
Técnica Nº 8: A disciplina. |
|
Prova
de Situação Nº 3: "MERGULHAR". |
|
Prova
de Situação Nº 4: "JANGADA". |
|
PROVA
DE |
3
exercícios de campo do tipo orientação com estratégia e regularidade. |
FORMAÇÃO |
PALESTRA
SOBRE O CIOE E AS OE. DEMONSTRAÇÃO OPERACIONAL PELO CIOE. |
VISITA
À PONTE DO UCANHA E AO CONVENTO DE SARZEDAS. |
|
VISITA
AO CONVENTO DE S. JOÃO DE TAROUCA. |
|
VISITA
ÀS CAVES RAPOSEIRA. |
Objectivo
O
"Curso de Liderança", para Alunos da Universidade do Minho (UM), resulta de
um programa de cooperação entre a Academia Militar (AM) e a referida
Universidade.
Como resultado daquele programa de cooperação, a Academia Militar ministra,
|
Estada
Regime Residencial
(Destacamento da Amadora)
![]() |
A 2ª edição realizou-se no Destacamento da Amadora. |
Formação
Teórica em Sala
Prática no campo, com provas de
situação diurnas e nocturnas
Conteúdos
Enquadramento Teórico da Liderança
Liderança Prática
Adaptação ao Meio Ambiente e
Orientação
Técnicas de Transposição de
Obstáculos
Organizações Internacionais de
Segurança e Defesa Colectiva
Desporto
Visitas Culturais (opcionais durante os
fins de semana)
DISCIPLINA |
CONTEÚDOS |
LIDERANÇA |
AS
ORGANIZAÇÕES, COMPONENTES, ESTRUTURAS E FLUXOS: |
Componentes
básicos das organizações. |
|
Parâmetros
e principais configurações estruturais. |
|
Poder
e autoridade. Factores de poder. |
|
Fluxos de informação e de autoridade. O sistema de tomada de decisão. |
|
COMPORTAMENTO
ORGANIZACIONAL: |
|
Desafios
às organizações contemporâneas. |
|
Cultura
organizacional. |
|
Importância
do estudo do comportamento nas organizações. |
|
Personalidade,
inteligência e aptidão. Percepção e atitudes. |
|
Motivação
e Satisfação. Interdependência e factores influenciadores. |
|
LIDERANÇA,
HISTÓRIA DA INVESTIGAÇÃO: |
|
A
liderança como arte e como ciência. Necessidade do seu estudo. |
|
O
modelo universal - Teoria dos traços de personalidade. |
|
O
modelo comportamental, Estilos de liderança. |
|
Os
estudos de Fiedler e o modelo contingencial. |
|
A
escala "Least Preferred Coworker" de Fiedler Aplicação. |
|
Teorias
contingenciais de 1ª e 2ª gerações. |
|
Liderança
carismática e transformacional. |
|
RESOLUÇÃO
DE "CASO" - LIDERANÇA NUMA PME FAMILIAR. |
DISCIPLINA |
CONTEÚDOS |
LIDERANÇA |
LÍDERES
E SEGUIDORES: |
Estudos
de Graen, Cashman e Yukl. O relacionamento didático e o ciclo de
construção da liderança. |
|
Relacionamento
líder-colaboradores. "In-group"
e "out-group". Classificação
dos seguidores. |
|
Autoliderança
e equipas autogeridas. |
|
RESOLUÇÃO
DE "CASO" - MUDANÇA DE DIRECTOR |
|
CENTRALIZAÇÃO
E DESCENTRALIZAÇÃO: |
|
Centralização
e descentralização. Amplitude e controlo. |
|
Delegação.
Questionário sobre delegação. Sabe delegar? |
|
Princípios da delegação. Autoridade e responsabilidade. Assunção de riscos. "Feedback" e controlo.> |
|
RESOLUÇÃO
DE "CASO" - ALCABIDECHE TURISMO INVESTIMENTO, SA. |
|
MOTIVAÇÃO: |
|
O
processo básico da motivação. Necessidades, expectativas e barreiras. |
|
Teorias
da motivação. Conteúdos e processos. |
|
Responsabilidade
e influência do líder sobre a motivação dos colaboradores. |
|
RESOLUÇÃO
DE "CASO" - QUEIJARIA SERRANA. |
|
TOMADA
DA DECISÃO: |
|
Teorias
normativas e descritivas. |
|
Estruturação
de problemas. Levantamento de alternativas e definição de critérios. |
|
Factores
influenciadores da tomada de decisão. Incerteza, risco, "feedback". |
DISCIPLINA |
CONTEÚDOS |
LIDERANÇA |
O
processo de decisão em grupo. As perícias clássicas. Definir objectivos,
estruturar tarefas e atribuir recursos. |
Erros
na tomada de decisão. Os fenómenos de escalada e de "groupthink". |
|
RESOLUÇÃO
DE "CASO" - O PROBLEMA DA NASA (PERDIDO NA LUA). |
|
DINÂMICA
DE GRUPOS: |
|
Grupos
formais e informais. Formação e desenvolvimento. |
|
Estruturas,
normas, papéis, coesão e tomada de decisão. |
|
RESOLUÇÃO
DE "CASO" - GABINETE DE APOIO AO CONSUMIDOR. |
|
DINÂMICA
DE GRUPOS: |
|
Comportamento
em grupo. Incentivar dinâmicas. |
|
AVALIAÇÃO
DO DESEMPENHO: |
|
Instrumentos
e fontes. |
|
Necessidades
e reflexos organizacionais. |
|
Sistemas
formais de avaliação do desempenho. |
|
Avaliação
do desempenho em equipas. |
|
Influência
na satisfação e empenhamento no trabalho dos avaliados. |
|
CONFLITOS
ORGANIZACIONAIS: |
|
Definição.
Visão tradicional e contemporânea. |
|
Causas.
Estrutura e design. Factores pessoais, culturais e de comunicação. |
|
Gestão
de conflitos. Conflitos funcionais e disfuncionais. Resolução e
estímulo. |
|
CONDUÇÃO
DE REUNIÕES. |
|
REALIZAÇÃO
DE ENTREVISTAS. |
DISCIPLINA |
CONTEÚDOS |
EXERCÍCIOS
DE |
Exercícios
de apresentação. |
Exercício
de projecto e planeamento Nº 1. |
|
Ficha
Técnica Nº 1: Desenvolvimento em ASSERTIVIDADE. |
|
Exercício
de projecto e planeamento nº 2. |
|
Ficha
Técnica Nº 2: Desenvolvimento em AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO. |
|
Exercício
de projecto e planeamento Nº 3. |
|
Ficha
Técnica Nº 3: Desenvolvimento em QUALIDADE DA COMUNICAÇÃO. |
|
PROVAS
DE |
Prova
de Situação Nº 1: "PISTA". |
Ficha
Técnica Nº 4: Humor no desempenho. |
|
Ficha
Técnica Nº 5: A natureza do poder. |
|
Prova
de Situação Nº 3: "MERGULHAR". |
|
Prova
de Situação Nº 4: "JANGADA". |
|
Ficha
Técnica Nº 6:Transmissão de ordens. |
|
Ficha
Técnica Nº 7: A comunicação de ordens. |
|
Prova
de Situação nº 5. "CAIXA NEGRA". |
|
Ficha
Técnica Nº 8: A disciplina. |
|
ADAPTAÇÃO
AO MEIO AMBIENTE |
Apresentação
dos cuidados a ter durante exercícios de campo. |
ORIENTAÇÃO |
Orientação
de uma Carta Militar, escala 1/25 000. |
Determinação
de coordenadas topográficas. |
|
Utilização
da bússola "Silva". |
|
Identificação
de pontos do terreno e na Carta. |
|
Execução
de um Percurso topográfico. |
DISCIPLINA |
CONTEÚDOS |
TÉCNICAS
DE |
Execução
da atadura de segurança e cadeira de rappel. |
Execução
de rappel, slide, cordas ventral e paralelas. |
|
Escalada
de uma parede. |
|
RELAÇÕES |
CONCEITOS: |
Conceitos
de: Relações Internacionais, Comunidade Internacional; Sociedade
Internacional; Direito Internacional; Sistema Político Internacional;
Política; Estratégia; Táctica. |
|
Os
Actores do Sistema Político Internacional. |
|
A
natureza do Poder. Diferença entre Poder e Força. |
|
Conceitos
de Segurança e Defesa. |
|
O
ESTADO COMO ACTOR DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: |
|
Evolução
histórica. |
|
Atributos,
objectivos últimos, reconhecimento e personalidade jurídica. |
|
A
crise do Estado soberano. |
|
O
Estado-Nação - Portugal - no mundo. |
|
AS
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS: |
|
Conceito,
evolução histórica, características e classificação. |
|
As
organizações Internacionais de Segurança e Defesa Colectiva. |
|
Portugal
e as Organizações Internacionais. |
|
AS
PESSOAS COLECTIVAS NÃO ESTADUAIS E AS PESSOAS SINGULARES COMO ACTORES
DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: |
|
As
Organizações Transnacionais. |
|
As
Organizações Não Governamentais. |
|
As
outras Pessoas Colectivas não Estaduais. |
DISCIPLINA |
CONTEÚDOS |
RELAÇÕES |
As
pessoas singulares. |
CLASSIFICAÇÃO
DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: |
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Relações
Internacionais Pacíficas: de reciprocidade; de cooperação e coordenação;
de integração. |
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Relações
Internacionais Conflituosas: natureza e tipos de conflito. |
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Formas
de resolução de conflitos. |
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ESTRATÉGIA: |
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Caracterização
da Sociedade Nacional e Internacional. A Nova Ordem Internacional. |
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Conceitos
de Conflito, Guerra e Paz. Origens, Classificação e Evolução da
Guerra. Portugal e a Guerra. |
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A
Crise Internacional, do conceito à Gestão da Crise. |
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Evolução
do Conceito de Estratégia. Sua generalização. Enquadrantes e Divisões
da Estratégia. Indicadores Estratégicos. |
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Da
Estratégia Militar à Estratégia Empresarial. Os Factores da Decisão
(Estratégica e Táctica). A natureza do Estratego. |
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Pensamento
e Planeamento Estratégico. Formulação da Estratégia. Organização
e Implementação da Estratégia. |
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A
Direcção da Estratégia. A Teoria e a Situação Nacional. Enquadramento
Legislativo. |
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TREINO
FÍSICO |
Treino
físico geral e desportos. |
PROVA
DE |
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FORMAÇÃO
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CONFERÊNCIA DO ÂMBITO DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS E ESTRATÉGIA |
CONFERÊNCIA
DO ÂMBITO DA LIDERANÇA. |
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VISITA
AO MUSEU MILITAR. |
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ACTIVIDADE
CULTURAL. |
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À
DISPOSIÇÃO DA |
CERIMÓNIA
DE ABERTURA. |
INSTALAÇÃO. |
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AVALIAÇÃO/VALIDAÇÃO |
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CERIMÓNIA
DE ENCERRAMENTO. |
Objectivo
Desenvolvimento das qualidades de
liderança
Estada
Regime residencial
![]() |
A 1ª edição realizou-se no CIOE em Lamego |
Formação
Teórica em sala
Prática no campo, com provas de
situação diurnas e nocturnas
Conteúdos
Enquadramento Teórico da Liderança
Liderança
Prática
Adaptação ao Meio
Ambiente e Orientação
Técnicas
de Transposição de Obstáculos
Organizações
Internacionais de Segurança e Defesa Colectiva
Desporto
Visitas
Culturais à Região de Lamego (opcionais durante os fins de semana)
© Academia Militar / Universidade do Minho - Desenvolvido pelos alunos do curso de Sociedade de Informação 2001
Sugestões para Ten Cor Vieira Borges ou Eng Filipe de Sá Soares