Armas de Projecção de Fogo Ordinárias e Revólveres
(Séc. XIV - Actualidade)

Armas de Projecção de Fogo Ordinárias - Funcionamento - Aparelhos de Pontaria - Características - Precisos

 

 

 - Uma boa precisão só pode obter-se com armas cujo comprimento da linha de mira natural seja grande e cujos orgãos de pontaria facilitem a nitidez da visão.

 

 - Assim, não só a ranhura de mira e ponto de mira devem estar o mais afastados possível um do outro, mas também ter forma adequada, afim de facilitar a visão e evitar tanto quanto possível as imagens confusas a que se dá o nome de círculos de difusão.

 

 - As ranhuras de mira devem ter as formas de corte e os pontos de mira formas salientes.

 

 - A alça, orgão mais próximo do olho do atirador, situa-se geralmente à distância de 0,30m (distância média da visão distinta) da vista do atirador e portanto a cerca de 0,50m do couce da arma.

 

 - Os orgãos de pontaria que melhor satisfazem, são aqueles em que na alça não existe efectivamente uma ranhura mas sim uma abertura circular a que se dá impropriamente o nome de ranhura circular, pois neste caso o olho do atirador apenas tem que se adaptar ao ponto de mira e ao alvo que deve visar colocando-os no centro do círculo.

 

PRECISÃO – O DÍOPTER

 - Empregando o diópter - círculo de dimensões muito reduzidas - os erros de alinhamento quase desaparecem.
 - No entanto, uma abertura demasiado pequena reduz a luz  e pode dificultar a visão quando o tiro é executado em condições desfavoráveis.
 - Estas alças, ao contrário das abertas, devem ser colocadas o mais perto possível do olho do atirador razão porque são montadas sobre a caixa da culatra, aparecendo algumas  vezes sobre a parte posterior da culatra móvel.

MP 5   (GER)

(Back)