Armas de Projecção de Fogo Ordinárias e Revólveres
(Séc. XIV - Actualidade)

Revólveres - Definições - Resenha Histórica

 

   A captura do pirata “PÁSSARO NEGRO”, em 1718, ilustra bem  a necessidade de desenvolver um novo armamento para o combate próximo dotado de capacidade de repetição.

   Apesar de ainda estarmos no campo das armas de pederneira podemos encontrar em 1818 o primeiro revólver com sistema de rotação de um cilindro.

   Seu inventor foi ELISHA COLLIER, americano de BOSTON, que obteve em 1818 a patente inglesa nº4315, válida por catorze anos, para uma arma de fogo que combina um só cano com várias câmaras para obter uma sucessão de descargas com um só carregamento.

   A rotação do cilindro era conseguida por meio de uma mola que estava ligada a este e que ficava em tensão quando se roda o cilindro, de forma manual, e em sentido contrário ao que este assumia durante a fase do disparo. No momento de armar o martelo o cilindro rodava automaticamente procedendo ao alinhamento das câmaras com o cano.

   Este sistema contudo mantém os grandes inconvenientes dos fechos de sílex conforme foi amplamente tratado no estudo das armas de fogo ordinárias e fechos que lhes estão associados.

 

(Back)