Armas Não Letais

Classificação em Função da Tecnologia Aplicada

Sistemas Electromagnéticos | Sistemas Acústicos e Ópticos | Sistemas Biológicos e Químicos | (Back)


SISTEMAS ELECTROMAGNÉTICOS

 Os sistemas electromagnéticos são responsáveis pelas armas laser, com diversos níveis de energia e as radiações isotrópicas (que emitem radiação menos directamente, mais como uma lanterna do que um raio).Estas armas destinam-se a cegar ou confundir as pessoas temporariamente.  

Um segundo tipo, utiliza a emissão de microondas com grande potência capazes de inutilizar dispositivos electrónicos que não estejam protegidos, afectando o comando e controlo assim como todas as armas que dependam de sensores electrónicos para o seu normal funcionamento.

Estes sistemas, também podem afectar os sistemas informáticos de organizações como bancos, centrais eléctricas, ou todas as instalações que dependam de computadores para funcionar.

Outros ainda, emitem um impulso electromagnético, idêntico ao produzido após um rebentamento nuclear mas que neste caso pode ser criado por fontes tradicionais de energia ou utilizar um rebentamento normal para produzir a radiação  electromagnética necessária (Electric Magnetic Pulse EMP).

 1)        Bastões Eléctricos, Barras Electrificadas, Tonteadores e Taser’s[1]

  Estas armas produzem choques imobilizados por pulsos de baixa energia, seja de alcance próximo (barras e tonteadores), seja de longo alcance (taser). São utilizadas pela polícia no combate ao crime. O Taser´s[1] armazena correntes de alta voltagem e baixa amperagem que causam contracção violenta dos músculos do corpo e  provoca espasmos. As contracções podem fracturar ossos. Se o indivíduo desmaiar, pode sofrer maiores ferimentos. Se um indivíduo for repetidamente submetido a choques, pode  ficar inconsciente, sofrer queimaduras eléctricas eventualmente de tratamento difícil.Text Box: Fig Tonteador


[1]Taser – Dispositivo que lança um pequeno dardo ligado a um fio condutor, por onde é efectuado uma descarga eléctrica paralisante.


(Voltar)

SISTEMAS ACÚSTICOS E ÓPTICOS

 Infra sons de baixa frequência com cerca de 16 Hertz, podem provocar nas pessoas náuseas e desorientação, sem provocar danos físicos ou ambientais prolongados. O som pode penetrar edifícios e veículos.

Um estimulo visual pode provocar os mesmos resultados: Luzes intermitentes  de grande intensidade que cintilam a uma frequência próxima ou igual á do cérebro, causam vertigens, náuseas e desorientação.

Estas armas encontram-se distribuídas por um vasto leque de sofisticação. 

Sons de Alta Intensidade

 Provocam nas suas vítimas, desorientação, dor e inclusive , morte. Os reparos mais comuns ao emprego desta arma prendem-se com o sofrimento desnecessário que poderão causar e com o efeito indiscriminado da sua aplicação.

 Infra-Sons

 É uma poderosa arma sónica de frequência ultrabaixa, que pode atravessar edifícios e viaturas e sua aplicação pode ser localizada, uma vez que são direccionais  e reguláveis. A sua área de aplicação mais provável será a interdição.

Balas Sónicas

 São dispositivos de energia sónica que são atirados em direcção ao alvo. Quando empregada contra seres humanos a energia pode ser controlada para produzir danos letais ou não letais.

Estas balas usam energia sónica  directa. Têm-se desenvolvido esforços por forma a que esta energia possa ser controlada, de modo a ser utilizada apenas contra combatentes legais.

 Luz de Grande Intensidade 

É produzida por bombas ou flash que, com a sua intensidade, originam inutilização dos dispositivos de visão nocturna, podendo ainda provocar cegueira em seres humanos.             

  Laser’s

O Laser é uma arma que difere da referida anteriormente, pelo facto de ser direccionados para alvos específicos. Os laser’s podem ser utilizados para cegar pessoal ou sensores, tanto temporária como permanentemente . Podem também ser usados para tornar armas de tiro, demasiadamente aquecidas para o manuseio. Os laser’s mais avançados têm numerosas cores, para tornar ineficazes óculos detectores.





Sons Deferentes

São equipamentos sofisticados que podem projectar voz ou outros sons num local determinado. O som resultante só pode ser ouvido nesse local determinado.




(Voltar)

AGENTES BILÓGICOS E QUIMICOS

  Uma grande variedade de agentes químicos e biológicos podem ter aplicações como ANL.

Algumas das aplicações dos agentes químicos consistem em espumas ou líquidos com propriedades adesivas ou lubrificantes que conseguem inutilizar qualquer estrada ou itinerário principal.

Outra aplicação, agora anti-pessoal, traduz-se no lançamento de um jacto de espuma que em contacto com o ar se transforma numa cola. Este engenho pode ser utilizado para imobilizar pessoas ou criar barreiras, em combinação com um gás como o CS ou outro, cria uma barreira ou aumenta o seu valor de forma a afectar apenas os que a pretendem transpor.

  

Quimicamente também é possível produzir drogas que provocam sono ou que induzem nas pessoas um estado de calma, ou sprays que exalam odores horríveis, tudo, destinado a ser empregue na dispersão de multidões.

Existem outros produtos químicos, com a designação em inglês de, “liquid metal embrittlemente”, (LME) e que em termos práticos se destinam a provocar uma fragilidade quebradiça nos metais. Esta consiste numa alteração química da estrutura do metal, provocando um enfraquecimento da estrutura metálica, tornado-a inútil. Este produto pode ser empregue para inutilizar uma série de equipamentos militares, mas o seu emprego á distância pode ser problemático.

Existem químicos do mesmo género conhecidos como super cáusticos, assim como poderosos ácidos que dissolvem plástico, borracha, asfalto, metal e até vidro.

Químicos e microorganismos que alteram as características dos combustíveis, podem ser utilizados para imobilizar veículos que empreguem motores aspirados. Também é possível criar microorganismos, capazes de destruir substâncias específicas empregues nos equipamentos militares.

(Voltar)