Sistemas
Distribuídos
Trabalhos
práticos autónomos 2001/2002
Enunciado e regras | Critérios de avaliação
| Especificações | Grupos |
Sessão de apresentação
Foi actualizada a lista dos grupos
e definido o programa das sessões de apresentação, em 18.05.2002.
Foram efectuadas algumas pequenas
correcções nas especificações (remoção de acentos e de letras maiúsculas) em
08.05.2002.
Foram publicados os critérios de avaliação dos trabalhos em 08.05.2002: ver Critérios de avaliação nesta página
A página das especificações foi actualizada em 22.04.2002: ver Especificações
O calendário do projecto foi actualizado em 16.04.2002 (nesta página)
A página das especificações foi actualizada em 12.03.2002: ver Especificações
Questões em aberto:
- o parâmetro “sexo” não é usado;
- como é que varia a “alegria”?
O calendário do projecto foi actualizado em 12.03.2002 (nesta página).
Próxima etapa: especificação da interface.
Enunciado e regras
Os trabalhos a realizar pelos
alunos durante o segundo semestre consistem no seguinte:
Os alunos deverão especificar e
implementar uma aplicação com as seguintes características:
Cada
aplicação representa uma pessoa. Essa “pessoa” é caracterizada por um conjunto
de parâmetros fixos, por um conjunto de variáveis que representam o seu estado
e pela capacidade de responder a um conjunto de estímulos.
Cada uma das aplicações deverá ser capaz de interagir com as restantes para
atingir um dado objectivo. Neste caso, o objectivo é “fazer amigos”. A figura
seguinte representa a arquitectura do sistema proposto, onde cada círculo
representa uma aplicação.
Para
permitir a interacção entre as “pessoas”, cada aplicação deve implementar uma
interface que permita:
·
às outras
aplicações obter o valor dos parâmetros e das variáveis de estado que a
caracterizam;
·
às outras
aplicações emitir estímulos;
·
visualizar,
a qualquer instante, o estado da pessoa e o número de amigos que tem.
O
protocolo de comunicação entre as aplicações deverá ser o HTTP, e as interfaces
deverão ser normalizadas.
Este projecto será integrado com
o projecto da disciplina de Multimédia, para os alunos que frequentam as duas
disciplinas.
A execução dos trabalhos
inclui diversas fases, a que estão associadas as seguintes datas:
19.02.2002:
O projecto será apresentado na aula teórico-prática.
26.02.2002:
Até esta data, os alunos deverão constituir os grupos, os quais deverão ser de
2 (dois) alunos cada.
Até esta data os alunos deverão preparar as suas propostas para:
- os diversos parâmetros que caracterizam cada “pessoa” e o respectivo domínio
(conjunto de valores possíveis);
- as diversas variáveis de estado e o respectivo domínio (conjunto de valores
possíveis);
- o conjunto de estímulos a que cada “pessoa” deve reagir e o respectivo
domínio (conjunto de valores possíveis).
Na aula teórico-prática serão discutidas as diversas propostas.
05.03.2002:
Discussão sobre as várias propostas para os parâmetros, variáveis de estado e
estímulos.
12.03.2002:
Até esta data, os alunos deverão preparar as suas propostas sobre os critérios
a utilizar para aferir o estabelecimento de relações de amizade entre as
“pessoas”.
Na aula teórico-prática serão discutidas as diversas propostas e definida a
solução final. A solução final será determinada por votação de propostas
completas.
Conclusão do processo de especificação dos parâmetros, variáveis de estado e
estímulos.
19.03.2002:
Discussão das primeiras propostas para a normalização das interfaces.
16.04.2002:
Até esta data, os alunos deverão preparar as suas propostas finais para a
normalização das interfaces.
Na aula teórico-prática serão discutidas as diversas propostas e definida a
solução final. A solução final será determinada por votação de propostas completas.
23.04.2002:
Na aula teórico-prática serão discutidos os critérios de avaliação a adoptar
para classificar os resultados dos projectos.
14.05.2002:
Data limite para a entrega dos projectos.
Até esta data, os alunos deverão entregar, através de correio electrónico
enviado para meneses@marte.dsi.uminho.pt,
os seguintes materiais:
·
o URL para uma
página HTML com a descrição do trabalho realizado. Esta página deve conter, no mínimo,
os seguintes elementos: (i) a identificação do grupo; (ii) a especificação das
interfaces implementadas; (iii) os URLs onde podem ser acedidas as interfaces;
(iv) uma breve descrição da estratégia implementada para “captar amigos”;
·
um ficheiro zip com todo o código
implementado, incluindo a página HTML descrita no ponto anterior
21.05.2002:
Data para a apresentação pública dos resultados
dos projectos.
Ver Sessão de Apresentação para mais detalhes.
Os
critérios de avaliação específicos deste trabalho foram acordados entre
docentes e alunos na aula de 23.04.2002, e são os seguintes:
-
Cumprimento da data limite para a entrega dos projectos (14.05.2002): |
10 % |
- Implementação
completa da interface de rede (parte cliente): |
30 % |
-
Implementação completa da interface de rede (parte servidor) |
30 % |
-
Implementação da interface de utilizador: |
30 % |
TOTAL |
100 % |
Estes critérios
são válidos desde que os resultados do projecto incluam, pelo menos:
- na interface de rede (cliente),
a implementação de uma pergunta;
- na interface de rede (servidor),
a implementação de uma resposta.
Define-se
ainda uma penalização a aplicar por atrasos na entrega do trabalho, medida como
uma percentagem da classificação total do trabalho:
- até ao dia 15, 5 %
- até ao dia 16, 10 %
- até ao dia 17, 20 %
- até ao dia 18, 40 %
- até ao dia 19, 60 %
- até ao dia 20, 80 %
Depois
das 24h00 do dia 20 não serão aceites mais trabalhos.
Grupo |
Nº |
Nome |
G01 |
27931 |
Avelina N. Rodrigues Almeida |
G02 |
27991 |
Sara Armanda Sena Martins |
G03 |
28930 |
Isabel Maria Teixeira |
G04 |
27938 |
Cecília Maria Gonçalves |
G05 |
27941 |
Daniel Alves Fernandes |
G06 |
27986 |
Sandra Filipa da Cruz Monteiro |
G07 |
27937 |
Cecília Cruz da Silva |
G08 |
27930 |
Arlindo Marques |
G09 |
24328 |
Alexandre José Pinto Machado |
G10 |
22991 |
João Miguel Raposo Guimarães |
G11 |
15207 |
Maria Lelita Veloso |
G12 |
26367 |
Paula Sofia da Cunha Machado |
G13 |
18180 |
Óscar Filipe Martins da Silva Ribeiro |
G14 |
23017 |
Ricardo João Sousa Fernandes |
G15 |
27950 |
Gisela Esteves Lopes |
G16 |
27933 |
Carla Susana Azevedo Cunha |
G17 |
27978 |
Nuno Orlando Sousa Marques da Rocha Fernandes |
G18 |
27990 |
Sandro Daniel Machado Peixoto |
G19 |
24872 |
Rui Magalhães |
G20 |
-- |
-- |
G21 |
27963 |
Lucinda Mendes Leitão Gonçalves |
G22 |
27960 |
João Ricardo Miranda |
G23 |
27993 |
Sofia Alves Carneiro |
G24 |
-- |
-- |
G25 |
22170 |
Lígia Yolanda Macedo Chinale |
G26 |
27968 |
Marco André Caldas Pereira de Araújo Peixoto |
G27 |
20096 |
Rodrigo Acácio Alves Costa |
G28 |
36870 |
Ana Isabel Quintas Romão |
G29 |
27934 |
Carlos da Silva Pereira |
G30 |
25209 |
Susana Cristina da Costa Peixoto |
G31 |
27940 |
Daniel Alexandre Araújo Lopes Galvão |
G32 |
24038 |
Djemilah Eloise Fontaínhas dos Reis Silva |
G33 |
27949 |
Filipe Manuel Marques Pereira |
G34 |
29163 |
Sérgio Alexandre Carvalho Olivera |
G35 |
35658 |
José Luis Silva Barros |
G36 |
27988 |
Sandra Joana Pereira da Costa Barros |
G37 |
25158 |
Helder Filipe Pereira Duarte Amaral |
Dia e Local:
A apresentação pública dos trabalhos terá lugar no dia 21 de Maio de 2002, no
laboratório onde têm decorrido as aulas práticas.
As apresentações serão divididas em três sessões. Cada uma destas sessões
decorrerá durante o horário correspondente a cada um dos turnos (P1 a P3).
Os grupos estarão assim distribuídos:
Sessão P1 (11-13h00): Grupos G02,
G03, G07, G10, G17, G18, G21, G22, G32, G33, G34
Sessão P2 (16-18h00): Grupos G04,
G05, G09, G11, G14, G23, G25, G26, G27, G28, G31, G36
Sessão P3 (14-16h00): Grupos G01,
G06, G08, G12, G13, G15, G16, G19, G29, G30, G35, G37
A demonstração consistirá na
observação do estado de cada aplicação, através da interface acima referida,
com todas as aplicações em execução simultânea (todas as aplicações em
apresentação em cada sessão).
Cada grupo terá à sua disposição
um período de 30 minutos, no início de cada sessão, para testar a sua
aplicação. No final deste período, todas as aplicações deverão ser executadas,
por um período máximo de 10 minutos. Findo este período de 10 minutos, o estado
de cada uma das interfaces de utilizador será observada pelos docentes.
Data da última actualização: 18.05.2002
Página
produzida e mantida por Adriano Moreira: adriano.moreira@dsi.uminho.pt