Sistemas Distribuídos
Trabalhos práticos autónomos 2001/2002

Enunciado e regras | Critérios de avaliação | Especificações | Grupos | Sessão de apresentação


--  Novidades  --

Foi actualizada a lista dos grupos e definido o programa das sessões de apresentação, em 18.05.2002.

Foram efectuadas algumas pequenas correcções nas especificações (remoção de acentos e de letras maiúsculas) em 08.05.2002.
Foram publicados os critérios de avaliação dos trabalhos em 08.05.2002: ver Critérios de avaliação nesta página
A página das especificações foi actualizada em 22.04.2002: ver Especificações
O calendário do projecto foi actualizado em 16.04.2002 (nesta página)
A página das especificações foi actualizada em 12.03.2002: ver Especificações
Questões em aberto:
- o parâmetro “sexo” não é usado;
- como é que varia a “alegria”?
O calendário do projecto foi actualizado em 12.03.2002 (nesta página).
Próxima etapa: especificação da interface.


Enunciado e regras

Os trabalhos a realizar pelos alunos durante o segundo semestre consistem no seguinte:

Os alunos deverão especificar e implementar uma aplicação com as seguintes características:

Cada aplicação representa uma pessoa. Essa “pessoa” é caracterizada por um conjunto de parâmetros fixos, por um conjunto de variáveis que representam o seu estado e pela capacidade de responder a um conjunto de estímulos.
Cada uma das aplicações deverá ser capaz de interagir com as restantes para atingir um dado objectivo. Neste caso, o objectivo é “fazer amigos”. A figura seguinte representa a arquitectura do sistema proposto, onde cada círculo representa uma aplicação.

Para permitir a interacção entre as “pessoas”, cada aplicação deve implementar uma interface que permita:

·        às outras aplicações obter o valor dos parâmetros e das variáveis de estado que a caracterizam;

·        às outras aplicações emitir estímulos;

·        visualizar, a qualquer instante, o estado da pessoa e o número de amigos que tem.

O protocolo de comunicação entre as aplicações deverá ser o HTTP, e as interfaces deverão ser normalizadas.

 

Este projecto será integrado com o projecto da disciplina de Multimédia, para os alunos que frequentam as duas disciplinas.

A execução dos trabalhos inclui diversas fases, a que estão associadas as seguintes datas:

19.02.2002:
O projecto será apresentado na aula teórico-prática.

26.02.2002:
Até esta data, os alunos deverão constituir os grupos, os quais deverão ser de 2 (dois) alunos cada.
Até esta data os alunos deverão preparar as suas propostas para:
- os diversos parâmetros que caracterizam cada “pessoa” e o respectivo domínio (conjunto de valores possíveis);
- as diversas variáveis de estado e o respectivo domínio (conjunto de valores possíveis);
- o conjunto de estímulos a que cada “pessoa” deve reagir e o respectivo domínio (conjunto de valores possíveis).
Na aula teórico-prática serão discutidas as diversas propostas.

05.03.2002:
Discussão sobre as várias propostas para os parâmetros, variáveis de estado e estímulos.

12.03.2002:
Até esta data, os alunos deverão preparar as suas propostas sobre os critérios a utilizar para aferir o estabelecimento de relações de amizade entre as “pessoas”.
Na aula teórico-prática serão discutidas as diversas propostas e definida a solução final. A solução final será determinada por votação de propostas completas.
Conclusão do processo de especificação dos parâmetros, variáveis de estado e estímulos.

19.03.2002:
Discussão das primeiras propostas para a normalização das interfaces.

16.04.2002:
Até esta data, os alunos deverão preparar as suas propostas finais para a normalização das interfaces.
Na aula teórico-prática serão discutidas as diversas propostas e definida a solução final. A solução final será determinada por votação de propostas completas.

23.04.2002:
Na aula teórico-prática serão discutidos os critérios de avaliação a adoptar para classificar os resultados dos projectos.

14.05.2002:
Data limite para a entrega dos projectos.
Até esta data, os alunos deverão entregar, através de correio electrónico enviado para meneses@marte.dsi.uminho.pt, os seguintes materiais:

·        o URL para uma página HTML com a descrição do trabalho realizado. Esta página deve conter, no mínimo, os seguintes elementos: (i) a identificação do grupo; (ii) a especificação das interfaces implementadas; (iii) os URLs onde podem ser acedidas as interfaces; (iv) uma breve descrição da estratégia implementada para “captar amigos”;

·        um ficheiro zip com todo o código implementado, incluindo a página HTML descrita no ponto anterior

21.05.2002:
Data para a apresentação pública dos resultados dos projectos.
Ver Sessão de Apresentação para mais detalhes.

 


Critérios de avaliação

Os critérios de avaliação específicos deste trabalho foram acordados entre docentes e alunos na aula de 23.04.2002, e são os seguintes:

- Cumprimento da data limite para a entrega dos projectos (14.05.2002):

10 %

- Implementação completa da interface de rede (parte cliente):

30 %

- Implementação completa da interface de rede (parte servidor)

30 %

- Implementação da interface de utilizador:

30 %

TOTAL

100 %

Estes critérios são válidos desde que os resultados do projecto incluam, pelo menos:
 - na interface de rede (cliente), a implementação de uma pergunta;
 - na interface de rede (servidor), a implementação de uma resposta.

Define-se ainda uma penalização a aplicar por atrasos na entrega do trabalho, medida como uma percentagem da classificação total do trabalho:
- até ao dia 15, 5 %
- até ao dia 16, 10 %
- até ao dia 17, 20 %
- até ao dia 18, 40 %
- até ao dia 19, 60 %
- até ao dia 20, 80 %

Depois das 24h00 do dia 20 não serão aceites mais trabalhos.


Grupos

Grupo

Nome

G01

27931
27966

Avelina N. Rodrigues Almeida
Luis Miguel carvalho Rodrigues

G02

27991
24815

Sara Armanda Sena Martins
Fernanda Costa

G03

28930
29215

Isabel Maria Teixeira
Paula Maria Duarte Leite

G04

27938
24475

Cecília Maria Gonçalves
Cristina da Rocha Pinheiro

G05

27941
27944
25146

Daniel Alves Fernandes
Duarte Moniz Fernandes
Carlos Miguel Marques Alves

G06

27986
27926

Sandra Filipa da Cruz Monteiro
Ana Luisa Fernandes Franco

G07

27937
32244

Cecília Cruz da Silva
Rui Dias

G08

27930
27952

Arlindo Marques
Hélia Lima

G09

24328
22032

Alexandre José Pinto Machado
Gisela Carla das Dores Dombassi

G10

22991
27943

João Miguel Raposo Guimarães
Diana Sofia Ferreira Costa Silva

G11

15207
25167

Maria Lelita Veloso
José Eduardo Matos dos Santos

G12

26367
25155

Paula Sofia da Cunha Machado
Gabriela Maria Amaral S. Ramalho

G13

18180
18165

Óscar Filipe Martins da Silva Ribeiro
José Pedro Pires de Sousa Marques

G14

23017
22969

Ricardo João Sousa Fernandes
André Nuno Miguel Pereira da Silva

G15

27950
27964

Gisela Esteves Lopes
Luis Daniel Borges Oliveira

G16

27933
27973

Carla Susana Azevedo Cunha
Marlene Guimarães Costa

G17

27978
29303

Nuno Orlando Sousa Marques da Rocha Fernandes
Nuno Ricardo Freire de Oliveira

G18

27990
27976

Sandro Daniel Machado Peixoto
Nelson Joaquim da Silva Rodrigues

G19

24872
27951

Rui Magalhães
Hélder Fernando da Silva Pereira

G20

--

--

G21

27963
27924

Lucinda Mendes Leitão Gonçalves
Ana Filipa Campos Braga

G22

27960
28966

João Ricardo Miranda
José Miguel Freitas

G23

27993
27989

Sofia Alves Carneiro
Sandrina Maria Fernandes de Azevedo

G24

--

--

G25

22170
21814

Lígia Yolanda Macedo Chinale
Carlos Filipe Pinto Vasconcelos Fernandes

G26

27968

Marco André Caldas Pereira de Araújo Peixoto

G27

20096
25159

Rodrigo Acácio Alves Costa
Hugo Miguel da Costa Rodrigues

G28

36870
34866

Ana Isabel Quintas Romão
Sandra Catarina Magalhães Almeida

G29

27934
27948

Carlos da Silva Pereira
Filipa Alexandra Gonçalves Fernandes

G30

25209
27987

Susana Cristina da Costa Peixoto
Sandra Isabel pereira da Silva Lopes

G31

27940
28918

Daniel Alexandre Araújo Lopes Galvão
Gerardo Filipe Lopes Gonçalves

G32

24038
27099

Djemilah Eloise Fontaínhas dos Reis Silva
Roni Daniel Morais dos Reis

G33

27949
27984

Filipe Manuel Marques Pereira
Rui Miguel Lima Leite

G34

29163
27985

Sérgio Alexandre Carvalho Olivera
Rui Pedro da Silva Pereira

G35

35658
27946

José Luis Silva Barros
Eduardo Miguel Fernandes Pereira

G36

27988
25181

Sandra Joana Pereira da Costa Barros
Mónica Alexandra Pereira da Costa Barros

G37

25158
25177

Helder Filipe Pereira Duarte Amaral
Marina Isabel Ferreira da Rocha

 


Sessão de apresentação

Dia e Local:
A apresentação pública dos trabalhos terá lugar no dia 21 de Maio de 2002, no laboratório onde têm decorrido as aulas práticas.
As apresentações serão divididas em três sessões. Cada uma destas sessões decorrerá durante o horário correspondente a cada um dos turnos (P1 a P3).
Os grupos estarão assim distribuídos:

Sessão P1 (11-13h00): Grupos G02, G03, G07, G10, G17, G18, G21, G22, G32, G33, G34

Sessão P2 (16-18h00): Grupos G04, G05, G09, G11, G14, G23, G25, G26, G27, G28, G31, G36

Sessão P3 (14-16h00): Grupos G01, G06, G08, G12, G13, G15, G16, G19, G29, G30, G35, G37

A demonstração consistirá na observação do estado de cada aplicação, através da interface acima referida, com todas as aplicações em execução simultânea (todas as aplicações em apresentação em cada sessão).

Cada grupo terá à sua disposição um período de 30 minutos, no início de cada sessão, para testar a sua aplicação. No final deste período, todas as aplicações deverão ser executadas, por um período máximo de 10 minutos. Findo este período de 10 minutos, o estado de cada uma das interfaces de utilizador será observada pelos docentes.

 


Data da última actualização: 18.05.2002
Página produzida e mantida por Adriano Moreira: adriano.moreira@dsi.uminho.pt