Tecnologias para o Comércio Electrónico
Mestrado e Curso de Especialização em Sistemas de Informação
Ano lectivo 2001/2002


1. Identificação | 2. Equipa Docente | 3. Horário

4. Programa | 5. Método de Avaliação | 6. Modo de Funcionamento das Aulas

7. Bibliografia | 8. Informação Útil | 9. Páginas dos anos anteriores | 10. Trabalhos


1. Identificação

Curso: Mestrado e Curso de Especialização em Sistemas de Informação

Escolaridade: 1.5T + 0TP + 0SE + 0P

Regime: Semestral

Ano Lectivo: 2001/2002

URL: http://www.dsi.uminho.pt/disciplinas/MSITCE/index.html

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2. Equipa Docente

Nome

Aulas

Ext.

Email

Adriano J. C. Moreira

T

7252

adriano.moreira@dsi.uminho.pt

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3. Horário

Aula

Dia

Hora

Sala

T

Sexta-feira

16h30 - 18h00

C2.34

Atendimento

Quinta-feira
Sexta-feira

14h00 - 17h00
10h00 - 13h00

 

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4. Programa (provisório)

1. Introdução ao Comércio Electrónico (CE)

1.1. Definição de Comércio Electrónico
1.2.
Vertentes "Business-to-Business" e "Business-to-Consumer"

2. Transferência Electrónica de Documentos (EDI)

2.1. Normas EDI: X.12, GT DI e UN/EDIFACT
2.2. Redes de valor acrescentado (VAN)
2.3. EDI sobre a Internet: EDIINT, OBI
2.4. Transações financeiras: OFX

3. Tecnologia Internet (se necessário)

3.1. Modelos de referência: OSI e TCP/IP
3.2. Arquitectura da Internet
3.3. Serviços de rede e de transporte
3.4. Paradigma cliente-servidor
3.5. Nomeação
3.6. Aplicações Internet: e-mail e world wide web

4. Segurança informática no contexto do CE

4.1. Principais problemas de segurança
4.2. Classificação dos agentes agressores
4.3. Ferramentas utilizadas pelos agressores
4.4. Proxies e Firewalls
4.5. Autenticação, confidencialidade, integridade, não-repúdio, assinaturas digitais
4.6. Algorítmos de chave simétrica e de chave pública
4.7. Certificados digitais: norma X.509
4.8. Entidades de certificação
4.6. Protocolos SET, SSL, HTTPS, S-HTTP

5. Meios de pagamento electrónicos

5.1. Suportes monetários: cartões de crédito, cheques electrónicos, dinheiro electrónico e smart cards
5.2. Protocolos de segurança associados a pagamentos através da Internet
5.3. Implicações fiscais do Comércio Electrónico

6. Comércio Electrónico Móvel

6.1. Motivação
6.2. Redes móveis
6.3. Aplicações para redes móveis
6.4. Limitações actuais da tecnologia

7. Produtos (aplicações) para a implementação de soluções de CE

7.1. Aplicações para a implementação de EDI
7.2. Aplicações para a implementações de lojas virtuais
7.3. Aplicações para a Internet

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5. Método de Avaliação (provisório)

 

1. Elementos de avaliação
Os elementos de avaliação são os seguintes:

a) Trabalho individual ou em grupo:

Os alunos deverão participar activamente nas aulas, através do estudo de um determinado tema que é depois apresentado aos outros colegas durante as aulas.

b) Assiduidade:

Uma vez que a avaliação individual é baseada principalmente nos trabalhos referidos na alínea anterior, e estes abordam apenas um subconjunto das matérias tratadas na disciplina, é importante que os alunos frequentem as aulas para, dessa forma, tomarem conhecimento dos assuntos estudados pelos colegas. Assim, a assiduidade poderá ser tida em conta na avaliação individual dos alunos.


2. Método de avaliação
Não existindo nenhuma prova escrita de avaliação, os alunos serão avaliados com base nos trabalhos efectuados ao longo do semestre. Apenas nos casos em que a frequência às aulas seja inferior a 70% do número de aulas, a assiduidade será tida em conta na avaliação. Nestes casos será introduzida uma penalização sobre a classificação do trabalho, a qual será definida caso a caso.

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6. Modo de Funcionamento das Aulas

Aulas Teóricas: As aulas teóricas são utilizadas de duas formas:
a) as primeiras aulas serão utilizadas para a exposição de alguns conceitos elementares e para a apresentação das tecnologias fundamentais que suportam o Comércio Electrónico;
b) as restantes aulas servem como espaço de discussão e apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos.

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7. Bibliografia

 
Ravi Kalakota and Andrew B. Whinston, "Electronic Commerce: A Manager's Guide", Addison Wesley, 1997

Mark Norris, Steve West, Kevin Gaughan, "eBusiness Essentials - Technology and Network Requirements for the Electronic Marketplace", John Wiley & Sons, BT Series, 2000

Pete Loshin, "Personal Encryption", Academic Press Professional, 1998

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8. Informação Útil
 

·         Esta secção está reservada para a publicação de informações de interesse para a disciplina.

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Data da última actualização: 12.03.2002
Página produzida e mantida por Adriano Moreira: adriano.moreira@dsi.uminho.pt