Tecnologias para o Comércio Electrónico

Mestrado e Curso de Especialização em Sistemas de Informação
Ano lectivo 2002/2003


Finalidade | Objectivos | Funcionamento | Programa | Avaliação | Sessões | Trabalhos de grupo

Anos anteriores


Finalidade

Estabelecer um primeiro contacto com o Comércio Electrónico.
Apresentar aplicações das tecnologias da informação e comunicação nos relacionamentos comerciais com empresas e entre empresas.
Fornecer as bases tecnológicas para o estudo do comércio electrónico.

Objectivos

Conhecer as principais tecnologias utilizadas na implementação de sistemas de comércio electrónico, nomeadamente no domínio das redes de computadores, redes públicas de telecomunicações e serviços básicos e avançados de comunicações.
Adquirir capacidade de avaliar a utilização das diferentes tecnologias na implementação de sistemas de comércio electrónico.
Compreender as actuais limitações da tecnologia e as suas implicações no comércio electrónico.
Adquirir capacidade de avaliar a relevância e utilidade de tecnologias emergentes.

Funcionamento

O funcionamento desta disciplina baseia-se em 12 sessões, de 1h30 cada, em que o docente e os alunos discutem várias temáticas relacionadas com tecnologias de suporte ao comércio electrónico.

A disciplina desenrola-se em duas fases. As primeiras 5 sessões são utilizadas pelo docente para a apresentação de conceitos gerais e introdução de algumas tecnologias mais relevantes. As restantes 7 sessões são utilizadas para que os estudantes, organizados em grupos, apresentem e promovam a discussão sobre um tema específico sobre o qual trabalharam desde o início do semestre.

Programa

1.      Introdução ao Comércio Electrónico (CE)

1.1.      Definição de Comércio Electrónico
1.2.      Vertentes "Business-to-Business" e "Business-to-Consumer"

2.      Transferência Electrónica de Documentos (EDI)

2.1.      Normas EDI: X.12, GT DI e UN/EDIFACT
2.2.      Redes de valor acrescentado (VAN)
2.3.      EDI sobre a Internet: EDIINT
2.4.      Electronic business XML - ebXML

3.      Tecnologia Internet

3.1.      Modelos de referência: OSI e TCP/IP
3.2.      Arquitectura da Internet
3.3.      Serviços de rede e de transporte
3.4.      Paradigma cliente-servidor
3.5.      Nomeação
3.6.      Aplicações Internet: e-mail e world wide web

4.      Segurança informática no contexto do CE

4.1.      Principais problemas de segurança
4.2.      Classificação dos agentes agressores
4.3.      Ferramentas utilizadas pelos agressores
4.4.      Proxies e Firewalls
4.5.      Autenticação, confidencialidade, integridade, não-repúdio, assinaturas digitais
4.6.      Algorítmos de chave simétrica e de chave pública
4.7.      Certificados digitais: norma X.509
4.8.      Entidades de certificação
4.9.      Protocolos SET, SSL, HTTPS, S-HTTP

5.      Meios de pagamento electrónicos

5.1.      Suportes monetários: cartões de crédito, cheques electrónicos, dinheiro electrónico e smart cards
5.2.      Protocolos de segurança associados a pagamentos através da Internet
5.3.      Implicações fiscais do Comércio Electrónico

6.      Comércio Electrónico Móvel

6.1.      Motivação
6.2.      Redes móveis
6.3.      Aplicações para redes móveis
6.4.      Limitações actuais da tecnologia

 

Avaliação

 A avaliação faz-se através dos seguintes elementos de avaliação:

O peso de cada um destes elementos no cálculo da classificação final é igual.

Os critérios de avaliação incluem:

 

Sessões

Sessões 1 e 2 –  14.Mar.2003, 16h30-19h30

Apresentação da disciplina: Âmbito, funcionamento, programa, bibliografia, avaliação e contactos:  

Introdução ao Comércio Electrónico.
Definição de CE e amplitude do termo.
Vertentes “business-to-business” e business-to-consumer”.

Discussão sobre os temas para o trabalhos.  

Sessão 3 – 21.Mar.2003, 16h30-18h00

Introdução à transferência electrónica de documentos (EDI).
Normas EDI: X.12, GTDI e UN/EDIFACT.
Arquitectura de um sistema EDI.
Redes de Valor Acrescentado (VANs).
EDI sobre a Internet: EDIINT.

Electronic business XML – ebXML.  

Atribuição dos temas para o trabalhos.

Sessão 4 – 28.Mar.2003, 16h30-18h00

Conceitos básicos de segurança.

Sessão 5 – 04.Abr.2003, 16h30-18h00

Meios de pagamento electrónicos.

Sessão 6 – 11.Abr.2003, 16h30-18h00

Apresentação do trabalho 1: Segurança em meios de pagamento electrónico.

Sessão 7 – 02.Mai.2003, 16h30-18h00

Apresentação do trabalho 7: e-government.

Sessão 8 – 09.Mai.2003, 16h30-18h00

Apresentação do trabalho 2: e-procurement.

Sessão 9 – 23.Mai.2003, 16h30-18h00

Apresentação do trabalho 5: Análise de comportamento de consumidores.

Sessão 10 – 20.Jun.2003, 16h30-18h00

Apresentação do trabalho 4: e-marketplaces.

Sessão 11 – 27.Jun.2003, 16h30-18h00

Apresentação do trabalho 3: Peer-to-Peer.

Sessão 12 – 04.Jul.2003, 16h30-18h00

Apresentação do trabalho 6: XML e B2B.