Voltar
O E-government nos Municípios

Resumo

O "e-Government" pelo uso que faz das tecnologias da informação e da comunicação (TIC) tem um importante papel a desempenhar na modernização dos municípios portugueses. As câmaras municipais portuguesas, quer pela sua natureza, quer pela quantidade e diversidade de serviços que prestam ao cidadão, às empresas e a outros organismos públicos, muito têm a ganhar com a utilização racional das TIC para suporte aos seus modelos de negócio. A utilização das TIC, especialmente da internet, pode contribuir para a prestação de melhores serviços ao cidadão e para o aprofundamento da democracia.

O aumento da participação do cidadão nas decisões locais pode ser conseguido através do suporte à sua participação interactiva, ou através de grupos comunitários e de decisores. Todos estes mecanismos assentes na participação e suportados por novas formas de comunicação de massas podem contribuir para melhorar a tomada de decisão.

Saber com é que os municípios têm utilizado as TIC, principalmente a internet, para que fins, e qual tem sido a sua evolução, são alguns dos objectivos de um conjunto de trabalhos que têm vindo a ser realizados nos últimos anos no âmbito do Gávea - Observatório de Tecnologias e Sistemas de Informação e cujos resultados estão publicados em [Santos e Amaral 2002] e [Santos e Amaral 2000], sendo aqui apresentada uma síntese da sua evolução.