Eduardo Beira
Protagonistas das Tecnologias de Informação em Portugal: uma colecção de testemunhos
Associação Industrial do Minho, Dezembro 2004, 237 pg.
ISBN 972-99502-4-5, Depósito Legal 221707/05

Uma colecção de entrevistas de história oral com protagonistas das tecnologias e sistemas de informação em Portugal na segunda metade do século XX.

PVP: 15€ (poderá encomendar este livro através de e-mail)


  Índice

  Joaquim da Costa Leite
“Para combater o esquecimento científico e tecnológico”

  Eduardo Beira
"Protagonistas da informática em Portugal: questões de história"

  Eduardo Beira
"1970 a 90, tempos de turbulência informática (uma timeline)"

Altamiro Barbosa Machado
Foi um dos responsáveis pelo lançamento das actividades de ensino e investigação em informática na Universidade do Minho, em meados dos anos 70. Nessa altura foi um dos sócios da Datamatic, uma empresa inovadora e arrojada, sediada em Braga, que introduziu soluções de gestão em máquinas multiposto com a integração de componentes de várias marcas no mercado das pequenas e médias empresas. A empresa estava sediada em Braga, chegou a ter escritórios no Porto e deu depois origem a várias empresas importantes de software de gestão (entre as quais a Infologia).
Fundou no final dos anos 90 o Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho, depois de ter colaborado nos anos 80 na fundação do Departamento de Informática da mesma Universidade, onde foi professor catedrático. Faleceu em 2001.

Álvaro Oliveira
Um dos principais responsáveis pela produção em Portugal dos Timex, nos anos 80, e pelos desenvolvimentos de hardware e software associados.

António Barbedo Costa
Sócio da principal empresa parceira da IBM (“third party”) em soluções de médio porte para empresas e industriais (s/34, s/36, as/400, ...), com soluções de software integrado de gestão muito apreciadas. Terá sido reconhecido pela SAP como o principal concorrente às suas soluções, quando a SAP começou a entrar no mercado das médias e grandes empresas. A Barbedo Costa Informática foi nos anos 90 adquirida por uma das multinacionais do sector. António Barbedo Costa começou a sua carreira informática depois dos 50 anos, com assistência técnica a instalações de IBM s/3.

Borges Gouveia
Um dos fundadores do INESC no Porto. O Inesc foi instituição de investigação e desenvolvimento que marcou a informática e as ciências de computação, assim como a electrónica digital, nas décadas de 80 e 90.
Professor da Universidade de Aveiro. Nos anos 70 esteve envolvido na introdução da microinformática nas actividades de investigação e ensino da Faculdade de Engenharia do Porto.

Carlos Couto
Professor do Departamento de Electrónica Industrial da Universidade do Minho. Foi um dos percursores da introdução da electrónica industrial na Universidade do Minho e esteve envolvido na década de 80 em projectos emblemáticos de desenvolvimento entre a UM e empresas da região: o desenvolvimento de sistemas electrónicos de pesagem (balanças, com a cachapuz) e o desenvolvimento do relógio electrónico e programável para campanários, e que tão popular se tornou nas aldeias e vilas de Portugal (e não só).

Carlos Madureira
Professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Departamento de Minas). Foi um dos percursores no uso de computadores digitais no ensino e investigação (simulação) na FEUP, nos anos 70, ainda com o hp2114b. Introduziu na FEUP os primeiros microcomputadores (Commodore, Rádio Shack, ...) ainda nos anos 70. Foi um dos promotores e fundadores do Centro de Calculo Professor Correia de Araújo na FEUP, assim como do CIUP – Centro de Cálculo da Universidade do Porto, que deu continuidade ao LACA. Nos anos 80 foi director do CIUP (equipado com um Cyber da Control Data).
(parte1)

(parte2)

Dario Alves
Foi técnico de manutenção e assistência a clientes na Datamatic, empresa criada em Braga nos anos 70 e que implementou soluções multiposto baseadas em minicomputadores Data General no mercado de médias (e pequenas) empresas. Posteriormente (anos 80) integrou como sócio a Inforap, uma das primeiras empresas do chamado “cluster TIC do Minho” e que deu continuidade ao negócio da Datamatic no mercado de sistemas de gestão baseados em soluções multiposto Data General, e posteriormente em sistemas RISC da IBM com Unix.

Fernandes de Almeida
Trabalhou na Regisconta (1968 a 1972) e na CUF/Quimigal, onde foi director de informática durante a década de 80 (até 1992). Foi Professor na Universidade de Évora e na Universidade do Minho. Responsável e dinamizador do Museu Virtual de Informática ( http://piano.dsi.uminho.pt/museuv ).

Guy Pacheco
Com uma longa experiência na informática da Banca portuguesa, em especial como responsável da informática do ex- Banco Borges & Irmão (sediado no Porto).

José Reis
Foi um dos sócios fundadores da Datinfor, uma das mais antigas empresas portuguesas de informática ainda activa, e que foi distribuidor dos Wang Laboratories em Portugal. Introduziu nessa altura os Wang 2200 em Portugal, nos anos 70, que tiveram grande impacto junto da comunidade universitária e de pequenas e médias empresas. Posteriormente comercializaram a gama de minicomputadores da Wang (que equiparam nos anos 80 a Faculdade de Engenharia do Porto, por exemplo).

  José Tribolet
Um dos fundadores e líderes do INESC, instituição de investigação e desenvolvimento que marcou a informática e as ciências de computação, assim como a electrónica digital, nas décadas de 80 e 90. Presidente do INESC.
Professor do Instituto Superior Técnico, onde foi um dos impulsionadores da Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores.

Manuel dos Santos Carneiro
Teve uma longa carreira na IBM (1966/ 1995) onde desempenhou funções de Direcção, depois de começar como engenheiro de sistemas. Foi Director Geral no Norte, Director Geral dos Novos Canais de Vendas da IBM (agentes e revendedores) e Membro do Conselho Executivo. Exerceu actividade de consultadoria em Marketing, Gestão e Sistemas de Informação de várias empresas (1970/1999).

Marques Henriques
Trabalhou na IBM nos anos 60. Foi um dos responsáveis pela instalação e operação do primeiro computador do Instituto Superior Técnico (um IBM 360/44). Professor do ISEG (Lisboa).

Pedro Esteves
Foi um dos engenheiros responsáveis pela organização da produção dos Timex em Portugal, nos anos 80, o primeiro grande projecto de electrónica industrial em Portugal.

Pedro Regueiras
Foi o responsável pelo Centro de Computação da Faculdade de Engenharia até meados dos anos 80, tendo depois trabalhado em projectos de informatização da Reitoria da Universidade do Porto. Foi o responsável pela operação do NCR Elliott 803 e pelo HP2114B da FEUP, tendo apoiado e incentivado muitos dos projectos que nos anos 70 lançaram uma geração de engenheiros da FEUP na senda dos microprocessadores e microcomputadores.
(parte1)

(parte2)

Sérgio Machado dos Santos
Foi um dos responsáveis pelo lançamento do ensino da informática na Universidade do Minho e pela criação do seu Departamento de Informático, nos anos 70 (a U. Minho foi a primeira universidade Portuguesa a oferecer uma licenciatura completa de sistemas informáticos).
Foi Reitor da Universidade do Minho nos anos 80.

Vasco Machado
Foi o responsável pela instalação e assistência técnica/ manutenção aos NCR Elliott 803 e NCR Elliott 4100 nos anos 60 e 70, tendo sido mesmo o primeiro português a especializar-se na NCR Portugal nessas máquinas.
Depois da NCR Portugal, trabalhou nos anos 80 e 90 na NCR Internacional e na NCR Angola

Vergilio Rocha
Foi um dos engenheiros responsáveis pela organização da produção dos Timex em Portugal, nos anos 80, o primeiro grande projecto de electrónica industrial em Portugal.

  Índice remissivo

Protagonistas dos Sistemas e Tecnologias da Informação em Portugal Versão completa do livro (3,5MB)