Avaliação

1. Elementos de avaliação

Os elementos de avaliação são os seguintes:

a) Exercícios semanais realizados ao longo do semestre:
Em cada semana, os alunos deverão efectuar um exercício relacionado com as matérias leccionadas nessa semana. Estes exercícios envolvem períodos dentro e fora das aulas (ver secção Exercícios semanais).
Este exercício é efectuado ao longo de todo o 2º semestre.

b) Exame escrito:
Este exame é efectuado por meio de um teste escrito e é composto por uma secção com questões teóricas e outra com questões de índole teórico-prática.
É efectuado no final do 2º semestre, na época reservada para o efeito.

 

2. Exercícios semanais

Em cada semana ao longo do semestre, os alunos deverão realizar um exercício nos seguintes moldes:

1. Até às 13h00 de sexta-feira, cada aluno deve preparar uma questão sobre a matéria que foi leccionada na aula teórica dessa semana (as aulas teóricas são à quarta-feira). Essa questão deve ser publicada no fórum da disciplina (http://www.smartgroups.com). Ver regras para a publicação de informação no fórum.

2. Até às 17h00 de quarta-feira da semana seguinte, cada aluno deve:
    a) escolher uma questão de entre todas as publicadas no fórum;
    b) reservar essa questão para si, através do envio de uma mensagem para o fórum;
    c) preparar uma resposta para a questão escolhida;
    d) publicar a sua resposta no fórum.

3. Na aula teórico-prática da semana seguinte, uma ou várias questões serão seleccionadas pelo docente para serem debatidas. Nesta sessão, o aluno que preparou a questão e o aluno que preparou a resposta devem debater perante os colegas as razões para a pergunta e o fundamento para a resposta.

4. Após a discussão referida no ponto anterior, a cada pergunta e a cada resposta será atribuída uma classificação de acordo com os seguintes critérios:
    Pergunta:
        a) relação da pergunta com as matérias realmente leccionadas.
        b) utilidade da pergunta (esta é uma pergunta demasiado simples ou é uma pergunta que pode realmente contribuir para uma melhor aprendizagem?).
    Resposta:
        c) correcção (esta resposta responde realmente à pergunta efectuada?)
        d) clareza (a resposta é clara e de fácil compreensão?)
        e) abrangência (esta resposta considera todas as situações levantadas pela pergunta?)
        f) rigor (a resposta é dada com rigor científico?)
        g) fundamentação (a resposta está fundamentada e apoiada por um conjunto de referências bibliográficas?)

5. Até às 17h00 da quarta-feira seguinte à discussão, cada aluno que emitiu uma questão deve atribuir a sua classificação à resposta preparada pelo colega, de acordo com os critérios definidos no ponto anterior.

 

3. Método de avaliação

a) Cada uma das secções do exame (teórica e teórico-prática) bem como as questões e as respostas dos exercícios semanais serão classificados na escala de 0 a 20 valores.

b) Os pesos relativos das várias componentes da disciplina são os seguintes:

c) A classificação mínima a obter no exame é de 8,5 valores.

d) A cada questão dos exercícios semanais será atribuída uma classificação pelo docente da disciplina, de acordo com os critérios definidos acima.

e) A cada resposta dos exercícios semanais serão atribuídas duas classificações, de acordo com os critérios definidos acima, e com igual peso:
    i) uma pelo aluno que emitiu a questão respectiva;
    ii) outra pelo docente da disciplina.

f) Para cada aluno, a classificação final a atribuir aos exercícios semanais será a média pesada de todas as classificações obtidas em todas as questões e todas as respostas, com um peso de 30% para as questões e de 70% para as respostas.

g) Os alunos de regimes especiais, tais como os alunos em regime de trabalhador-estudante, podem optar por não participar nos exercícios semanais. Neste caso, a classificação final será igual à classificação obtida no exame escrito.

 

4. Aulas Teórico-Práticas: frequência

As aulas teórico-práticas são de frequência obrigatória!
Desta forma, não serão admitidos a exame os alunos que excederem o limite máximo de faltas às referidas aulas, e que é de um terço das aulas leccionadas (ver RIAPA).

A frequência das aulas teóricas não é obrigatória.