Os elementos de avaliação são os seguintes:
a) Exercícios semanais
realizados ao longo do semestre:
Em cada semana, os alunos deverão efectuar um exercício relacionado com as
matérias leccionadas nessa semana. Estes exercícios envolvem períodos dentro e
fora das aulas (ver secção Exercícios semanais).
Este exercício é efectuado ao longo de todo o 2º semestre.
b) Exame escrito:
Este exame é efectuado por meio de um teste escrito e é composto por uma secção com questões teóricas e outra com questões
de índole teórico-prática.
É efectuado no final do 2º semestre, na época reservada para o efeito.
Em cada semana ao longo do semestre, os alunos deverão realizar um exercício nos seguintes moldes:
1. Até às 13h00 de sexta-feira, cada aluno deve preparar uma questão sobre a matéria que foi leccionada na aula teórica dessa semana (as aulas teóricas são à quarta-feira). Essa questão deve ser publicada no fórum da disciplina (http://www.smartgroups.com). Ver regras para a publicação de informação no fórum.
2. Até às 17h00 de quarta-feira da semana seguinte, cada aluno deve:
a) escolher uma questão de entre todas as publicadas no
fórum;
b) reservar essa questão para si, através do envio de uma
mensagem para o fórum;
c) preparar uma resposta para a questão escolhida;
d) publicar a sua resposta no fórum.
3. Na aula teórico-prática da semana seguinte, uma ou várias questões serão seleccionadas pelo docente para serem debatidas. Nesta sessão, o aluno que preparou a questão e o aluno que preparou a resposta devem debater perante os colegas as razões para a pergunta e o fundamento para a resposta.
4. Após a discussão referida no ponto anterior, a cada pergunta e a cada
resposta será atribuída uma classificação de acordo com os seguintes critérios:
Pergunta:
a) relação da pergunta com as
matérias realmente leccionadas.
b) utilidade da pergunta (esta é uma
pergunta demasiado simples ou é uma pergunta que pode realmente contribuir para
uma melhor aprendizagem?).
Resposta:
c) correcção (esta resposta responde
realmente à pergunta efectuada?)
d) clareza (a resposta é clara e de
fácil compreensão?)
e) abrangência (esta resposta
considera todas as situações levantadas pela pergunta?)
f) rigor (a resposta é dada com rigor
científico?)
g) fundamentação (a resposta está
fundamentada e apoiada por um conjunto de referências bibliográficas?)
5. Até às 17h00 da quarta-feira seguinte à discussão, cada aluno que emitiu uma questão deve atribuir a sua classificação à resposta preparada pelo colega, de acordo com os critérios definidos no ponto anterior.
a) Cada uma das secções do exame (teórica e teórico-prática) bem como as questões e as respostas dos exercícios semanais serão classificados na escala de 0 a 20 valores.
b) Os pesos relativos das várias componentes da disciplina são os seguintes:
c) A classificação mínima a obter no exame é de 8,5 valores.
d) A cada questão dos exercícios semanais será atribuída uma classificação pelo docente da disciplina, de acordo com os critérios definidos acima.
e) A cada resposta dos exercícios semanais serão atribuídas duas
classificações, de acordo com os critérios definidos acima, e com igual peso:
i) uma pelo aluno que emitiu a questão respectiva;
ii) outra pelo docente da disciplina.
f) Para cada aluno, a classificação final a atribuir aos exercícios semanais será a média pesada de todas as classificações obtidas em todas as questões e todas as respostas, com um peso de 30% para as questões e de 70% para as respostas.
g) Os alunos de regimes especiais, tais como os alunos em regime de trabalhador-estudante, podem optar por não participar nos exercícios semanais. Neste caso, a classificação final será igual à classificação obtida no exame escrito.
As aulas teórico-práticas
são de frequência obrigatória!
Desta forma, não serão admitidos a exame os alunos que excederem o limite máximo
de faltas às referidas aulas, e que é de um terço das aulas leccionadas (ver RIAPA).
A frequência das aulas teóricas não é obrigatória.